20º Domingo do Tempo Comum (Ano C)

20º Domingo do Tempo Comum – C

Leituras do Dia

  • 1ª Leitura – Jr 38,4-6.8-10
  • Salmo – Sl 39,2.3.4.18 (R.14b
  • 1ª Leitura – Hb 12,1-4
  • Evangelho – Lc 12,49-53

Hoje celebramos o 20º domingo do Tempo Comum e o tema central da nossa liturgia é a consciência que devemos ter sobre a importância da missão que nos é confiada por Deus. Deus nos convida a assumirmos um compromisso que exige de nós coragem e muita coerência. Essa é a essência da nossa missão. Nunca devemos perder de vista estas duas referências.

A primeira leitura de hoje é retirada do livro do profeta Jeremias. Jeremias foi um profeta que exerceu sua missão entre o ano 687 a.C.., de onde se tem os seus primeiros registros, até depois da queda de Jerusalém, que se deu no ano 586 a.C. Era uma época muito difícil, pois o reino de Israel, após a queda do Rei Josias, passou por governantes muito ruins, que fizeram alianças políticas muito instáveis com os povos que viviam ao seu redor, o que acabou resultando na ruína do país.

O trecho que nós lemos hoje, nos coloca no tempo do reinado de Sedecias, por volta de 586 A.C. Alguns anos antes esse Rei, pressionado por um grupo político, havia negado que fosse pago um tributo aos Babilônios. Um tempo depois, Nabucodonosor, Rei da Babilônia, fez um grande cerco a Jerusalém. Um exército egípcio veio ajudar Jerusalém no combate, o que causou uma euforia entre o povo de Israel. No entanto, o profeta Jeremias avisou que aquela alegria não fazia sentido, porque o cerco seria feito com mais rigor e eles não poderiam resistir. E, de fato, assim como Jeremias havia dito, aconteceu. Nabucodonosor apertou mais ainda o cerco e o profeta aconselhou que Jerusalém se rendesse pacificamente, para não haver muita violência, porque ele estava convencido que Deus havia enviado o castigo pelos pecados do povo através desta invasão dos Babilônios.

Dessa maneira, as pessoas de influência junto do Rei, que haviam se oposto à opinião do profeta Jeremias, e defendiam que deveria haver resistência contra os babilônios, denunciaram o profeta ao Rei e propuseram a sua eliminação, assim como vimos descrito logo no início da nossa leitura de hoje. O Rei, a princípio, hesitou, mas como também era refém do poder das pessoas que o apoiavam, acabou cedendo. Jeremias foi colocado numa cisterna sem nada para beber ou comer, correndo um real risco de vida. Então, um escravo chamado Ebed Melec, que morava no palácio do Rei e deveria gozar de algum prestígio junto a ele, intercedeu por Jeremias e o Rei ordenou que ele fosse retirado daquela cisterna onde havia sido posto para morrer.

Jeremias, por Michelângelo (Capela Sistina)
Jeremias, por Michelângelo (Capela Sistina)

Jeremias era um homem de natureza tranquila. Um homem sensível, educado, afável com as pessoas. Não era um homem feito para embates, para violência através de gestos ou de palavras. No entanto, durante este período de grande instabilidade em que vivia o povo de Israel, como acabamos de ver, Deus faz a ele um chamado e lhe confia uma missão de anunciar coisas que envolviam violência e morte. Jeremias foi seduzido pelo chamado de Deus e se colocou inteiramente à sua disposição, mesmo que isso significasse, para ele, modificar seu modo de ser. Ele assumiu uma missão dura, que o fez viver quase como um marginal, ao largo de sua sociedade. Afastou-se de amigos, de familiares e passou a vida denunciando os poderosos e resistindo às investidas que eles faziam contra ele.

Jeremias é um exemplo de profeta que dedica sua vida para que a palavra de Deus seja ouvida em todos os lugares, por todas as pessoas que sua pregação pudesse alcançar. Para isso, ele não pensa em si, nos seus interesses… abre mão de todo o conforto… ele pensa somente em tornar a vontade de Deus conhecida pelas pessoas, para que as pessoas pudessem pensar em construir um mundo que fosse um espelho dos desejos de Deus para nós.

Logo no início do Livro de Jeremias, no capítulo 1, Deus havia feito a ele uma promessa: a de que ele não deveria ter medo daqueles a quem Deus o enviar, pois Deus estaria ao seu lado para o libertar. E no final da nossa leitura de hoje, vemos o cumprimento desta promessa. Deus intervém na vida de Jeremias, para o livrar da morte, através de um escravo que habitava o palácio do Rei. Desta maneira, Deus nos mostra que sempre está ao lado daquelas pessoas que assumem a missão de propagar seu projeto neste mundo, de levar sua voz, de anunciar sua salvação para as pessoas, com coragem, ações e determinação.

(…)continua

Ouça na ÍNTEGRA! Os comentários continuam e abrangem a 1ª Leitura, 2ª Leitura e o Evangelho desse domingo. Você se interessou em aprofundar este conteúdo? Ouça o comentário completo assistindo ao vídeo que contém o programa “Conversando sobre a Palavra” na íntegra:

www.youtube.com/voxcatolica

Para ouvir a Liturgia Diária Vox Católica todos os dias, basta acessar a opção no menu em nosso site, ou ouvir nos principais podcasts, como Anchor – Spotify – iTunes – Google Podcast – Deezer

Liturgia Diária – Vox Católica.